ATM – dor e disfunção

ATM Articulação Temporomandibular

A ATM é a articulação que une a mandíbula ao crânio e está localizada na frente do ouvido e a utilizamos quando falamos, mastigamos ou engolimos.
Disfunções da ATM
O paciente que apresenta uma distunção da ATM pode ter dor de cabeça na região temporal ao acordar ou no final da tarde sensação de rosto cansado, limitação de abertura bucal, dor ao mastigar, estalos na ATM, zumbido.
O especialista em ATM investigará na consulta os fatores contribuintes, desencadeantes e perpetuantes da sua disfunção da ATM e através da leitura de sua boca e dos sintomas que se apresenta, se você está exercendo o bruxismo cêntrico ou excêntrico durante o sono, o que poderia levá-lo a acordar com dor de cabeça pela manhã.

O bruxismo cêntrico é o ato de apertar os dentes, provocando abfrações e levando o paciente a apresentar dor.
O bruxismo excêntrico é um distúrbio de movimento que ocorre durante o sono levando ao desgaste dos dentes e a dor.
Assim como a pessoa que roe as unhas apresenta os dedos com as unhas roídas, não tendo como esconder, existem três sinais clássicos que ao exame clínico o especialista em ATM observa se o paciente exerce o bruxismo cêntrico ou excêntrico, na verdade é como uma leitura da boca e o paciente apresenta sintomas provenientes pelo excesso de uso da musculatura da mastigação ultrapassando o limiar daquele grupo de músculo, originando a dor.

É muito importante investigar a  causa da sua dor, pois tem diversas origens e entre uma das causas, a disfunção da ATM.

ATM

 

Agende sua consulta com Dr. Rafael Faenza pelo telefone 43 3252-1086 ou visite nossa clínica Rua Marabu N° 336 – Centro – Arapongas região de Londrina- PR