Profissionalismo na odontologia

Profissionalismo na odontologia

Originalmente publicado na Dental Tribune UK
Escrito pelo Dr. Tim Bradstock-Smith, Reino Unido

Desenvolver a confiança dos pacientes é um dos atributos mais importantes do profissionalismo, segundo Bradstock-Smith. (Foto: Solis Images/Shutterstock)

O profissionalismo tem sido definido como a conduta, os objetivos ou as qualidades que caracterizam ou marcam uma profissão ou uma pessoa profissional. A literatura referente aos cuidados de saúde sugere que o profissionalismo é uma competência que pode ser ensinada, desenvolvida, medida e avaliada. No entanto, pode-se argumentar que o profissionalismo se estende além do alcance do conhecimento e das habilidades clínicas e certamente é multifacetado.

O profissionalismo inclui trabalhar dentro de um quadro regulatório com adesão à prática ética; julgamento e consciência situacionais; a capacidade de interagir e se comunicar com pacientes, bem como interprofissionalmente; e o compromisso de aprimorar e melhorar continuamente o conhecimento, os valores, as habilidades e a compreensão necessários para oferecer cuidados odontológicos de alta qualidade de forma consistente.

Como todos os profissionais odontólogos sabem, o desenvolvimento e a progressão contínuos são essenciais em todas as partes da indústria. No entanto, com os rápidos avanços que estamos observando ano a ano, talvez não seja possível manter-se a parte de tudo. Assim, os profissionais devem, pelo menos, fazer o esforço para se familiarizar com as inovações clínicas e técnicas que podem afetar suas práticas. Embora isso possa parecer ser um estudante perpétuo, é responsabilidade pessoal de cada profissional dentário se manter atualizado com todas as habilidades e experiências relevantes que precisam para manter a competência clínica, bem como ganhar confiança nessas aquisições para fortalecer seus julgamentos profissionais.

O desenvolvimento e a progressão contínuos também permitem que os profissionais desenvolvam suas habilidades e capacidades para buscar uma determinada área de interesse ou para fortalecer seu portfólio de tratamento. Por exemplo, a demografia de uma prática pode revelar altas taxas de doença periodontal, o que significaria que o aprimoramento das habilidades nesta área seria vantajoso para o clínico e a prática odontológica. Alternativamente, com a crescente demanda por áreas de odontologia tais como a ortodontia de curto prazo e as soluções estéticas, alguns praticantes podem querer ampliar suas expertises nessas áreas. No entanto, aprender como aplicar habilidades, conhecimento e experiência no tratamento com bom julgamento é de importância crítica para prover cuidados dentários profissionais.

A maioria concordaria que os pacientes bem informados e comprometidos estão em uma posição mais forte para decidir entre as opções de tratamento e são mais propensos a se apropriar da decisão final do tratamento e dos resultados. A pesquisa sugere que os pacientes parecem preferir essa abordagem colaborativa, com o paciente e o dentista compartilhando igualmente a responsabilidade pela tomada de decisões. [2] Conseqüentemente, os clínicos necessitam de competência interpessoal para se comunicar e relacionar com os pacientes, ouvindo, compreendendo e fornecendo informações completas e honestas. Por exemplo, discutir um plano de tratamento passo a passo pode ajudar o paciente a entender e considerar os motivos e os benefícios para a saúde de cada procedimento. Fundamentalmente, isso permite ao paciente tomar uma decisão informada antes do consentimento e, ao desenvolver um plano de ação em conjunto, o relacionamento paciente-profissional é reforçado com confiança e isso tem maiores chances de resultar na satisfação do paciente.

Isso não significa necessariamente que um clínico deva ser capaz de realizar todas as áreas de tratamento. Parte da atuação com profissionalismo é a capacidade de reconhecer nossas capacidades individuais e reconhecer que sempre haverá casos que estão além das nossas habilidades ou dos parâmetros tecnológicos da nossa prática. Isso poderia ser devido às necessidades particulares do paciente ou a complexidade do tratamento necessário. Ainda assim, qualquer que seja o motivo, ter o julgamento profissional para encaminhar um paciente para outro profissional dentário com as habilidades e estrutura apropriadas é essencial. Ao solicitar as habilidades e serviços de clínicos que talvez se especializem em uma área específica de odontologia, ou ao utilizar tecnologias avançadas de outra prática, é possível agregar valor em termos de precisão e resultado, e além disso de ampliar o alcance e o profissionalismo da prática.

Quando se trata de referir pacientes, é claro que é imperativo trabalhar com profissionais em que podemos confiar que serão capazes de oferecer odontologia de primeira classe. É uma boa idéia olhar ao redor. A London Smile Clinic, por exemplo, é uma prática de referência dedicada com uma equipe de dentistas altamente qualificados que se esforçam para fornecer um serviço odontológico de cinco estrelas aos dentistas referentes e seus pacientes. Como centro de excelência em odontologia, a clínica oferece uma via eficiente e simplificada para todos os tipos de tratamento complexo, incluindo endodontia, ortodontia, prótese e implantes. Acima de tudo, a London Smile Clinic reconhece o quão importante é trabalhar com profissionalismo como parte da equipe de dentista referente.

Desenvolver a confiança dos pacientes é um dos atributos mais importantes do profissionalismo. Como todos os profissionais sabem, o bem-estar dos pacientes sempre deve ser colocado à frente dos custos ou de quaisquer outras considerações. Quando os pacientes confiam no profissionalismo, na competência e no julgamento de um profissional, eles são mais propensos a procurar serviços odontológicos, cumprir o tratamento e as recomendações e retornar para outras consultas. Além disso, o referencial fortalece o profissionalismo da prática e da equipe.

Nota editorial: uma lista completa de referências está disponível na editora.

Fonte: http://www.dental-tribune.com/articles/news/uk/35560_professionalism_in_dentistry.html

Fonte:https://www.novaendovita.com/profissionalismo-na-odontologia/

Leave a Comment

Name*

Email* (never published)

Website